fbpx

Inteligência artificial no marketing: o que é e algumas aplicações

Cada vez mais, percebemos que a tecnologia vem chegando com mais força para facilitar a vida do ser humano. Não é de hoje que empresas do ramo vêm investindo forte, buscando soluções inteligentes para resolver problemas e otimizar o dia a dia do consumidor e das organizações.

Neste artigo abordaremos um pouco sobre a inteligência artificial, como ela influencia o marketing e também algumas aplicações já existentes.

O que é a inteligência artificial?

Inteligência artificial é uma das áreas da ciência da computação que estuda e elabora dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decis��es e resolver problemas, ou seja, a capacidade de ser inteligente.

Através da coleta de uma imensidão de dados em uma enorme velocidade, e da avaliação de experiências anteriores, o sistema consegue aprender e desenvolver novas atividades.

A inteligência artificial é uma ciência recente que iniciou logo após a segunda guerra mundial (1939 – 1945). Com o tempo, surgiram várias linhas de raciocínio até chegar a ser como conhecemos hoje.

A influência da I.A. no marketing

Não haverá Marketing sem o uso da inteligência artificial. Talvez essa frase possa soar um pouco sem nexo para você, porém, é o que realmente está acontecendo.

Hoje, o setor de Marketing de uma organização utiliza de vários meios da I.A para realizar campanhas, montar estratégias e mensurar resultados. Para se ter uma ideia, em 2017, os investimentos em I.A, no mundo corporativo, cresceram em 300%. E em 2018 esse crescimento se manteve.

De acordo com dados da Gartner, em 2020, cerca de 85% das interações dos consumidores com as marcas serão sem a intermediação de um humano e usando da inteligência artificial.

A I.A tem um grande impacto no marketing digital, um exemplo disso é a utilização da inteligência artificial para a coleta de dados de um anúncio. Com eles você consegue traçar as estratégias corretas e criar um conteúdo relevante para o seu público-alvo.

A indústria do Marketing vem explorando cada vez mais esta tecnologia e, com isso, as organizações conseguem conhecer ainda melhor os desejos e objetivos dos seus consumidores.

Aplicações da inteligência artificial

Conheça algumas aplicações existentes que utilizam de inteligência artificial:

Netflix – Com certeza você conhece a Netflix, não é mesmo? Citamos ali em cima, que as marcas cada vez mais conseguem conhecer os desejos de seus consumidores, pois então, a Netflix é um exemplo disso. Antes de ler este artigo, você pode não ter se dado conta, mas a Netflix sugere filmes, séries dentro do segmento do seu gosto. Isso ocorre através de coletas de dados de tudo que você pesquisa ou já assistiu ali.

Chatbot – Essa tecnologia vem sendo muito utilizada pelas empresas, buscando melhorar o relacionamento com seu cliente. Chatbot é um robô que através de um armazenamento de dados de perguntas mais frequentes, consegue fazer a resposta e ir guiando o usuário para tirar as suas dúvidas, sem a necessidade do usuário ficar esperando algum atendente. Isso otimiza o tempo de resposta e, consequentemente, atinge as expectativas do seu cliente.

Boeing – Os aviões da Boeing usam, em média, apenas 7 minutos de intervenção humana ao longo de um voo. Esses 7 minutos geralmente são divididos entre pouso e decolagem. O restante do tempo é todo feito pelo piloto automático que, através do uso da I.A, tem a rota traçada e ele consegue guiar o avião em todo seu trajeto.

Esses foram alguns dentre milhares de exemplos do uso da inteligência artificial. Não dá para negar, essa tecnologia veio para ficar e tem muito ainda para agregar nas estratégias e desenvolvimento de campanhas de Marketing.

Por isso, fique de olho, acompanhe o desenvolvimento desta tecnologia e faça o uso correto, que com certeza ela irá trazer grandes resultados para sua marca.

Quer saber mais sobre como usar a Internet a favor do seu negócio? Baixe o E-book, Os 7 Erros Comerciais Comuns em Sites, da CG Multimídia. Clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te Ajudar?