Quando o aplicativo do seu negócio estiver funcionando, é importante focar no aumento do número de usuários ativos e downloads do seu público-alvo. Para alcançar o maior engajamento possível dos seus clientes e convertê-los em usuários, é preciso adotar algumas práticas.
Ao direcionar seus esforços promocionais às lojas e aos canais digitais, você verá o número de usuários e instalações disparar.
1) Pense primeiro em mobile e depois na internet
Hoje, todo mundo só fala no crescimento de pagamentos e pedidos via aplicativo. Segundo dados da Sensor Tower Store Intelligence, esse tipo de compra aumentou 12% no último Natal.
No entanto, não subestime o poder da web. Use todos os canais de marketing online para promover o seu novo aplicativo. Certifique-se de que ele vá além de informar seus clientes sobre novos itens: construa um canal de vendas sólido com compra antecipada e opções de entrega, colete dados dos clientes, lance campanhas segmentadas, ofereça um programa de recompensas de custo eficiente e benefícios de empresas parceiras.
Não deixe de pedir aos visitantes do seu site para baixar o app. Adicione um banner promocional na página principal, poste uma atualização no seu blog, ofereça um bônus em troca de downloads ou inclua um pop-up para converter visitantes em usuários do mobile. Se você tiver um local físico, use a sua página de destino do wi-fi com o mesmo propósito.
2) Incorpore links nas mídias sociais
Use links para direcionar clientes das suas páginas corporativas para o app. Isso significa adicionar um botão na sua rede social que torne possível abrir o aplicativo. Poste regularmente sobre ele no Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras.
3) Promova campanhas virais nas mídias sociais
Aplicativos móveis servem para construir relações significativas de longo prazo com os clientes existentes e torná-los divulgadores da marca. Os apps também podem solucionar desafios comuns quando se trata de conquistar novos clientes. Você pode gastar milhares de dólares em anúncios pagos e influenciadores caros quando poderia colocar em prática uma campanha viral gratuita por meio de um programa de referência. O Burger King, por exemplo, conseguiu em apenas cinco meses alcançar 1 milhão de downloads com a ajuda de uma campanha de código de promoção. O segredo está na superfície: um presente de boas-vindas para novos usuários, bônus por referências, pontos por visitas repetidas e mais recompensas baseadas em gamificação.
Você também pode fazer concursos regularmente. Organize, por exemplo, um concurso de fotografia por compartilhamento, do tipo “poste uma foto com seu item favorito e use a hashtag #nomedamarca”. Dê pontos-bônus para todos os clientes e recompense três vencedores com um produto grátis ou serviço. Encoraje reposts para ganhar mais curtidas e compartilhamentos. Como prêmio, envie pontos ou cupons para os ganhadores por meio do aplicativo.
4) Envie emails em massa
Emails em massa, assim como mensagens SMS, podem não ser tão atraentes para usuários como notificações no celular. No entanto, você pode contatar aqueles que já são clientes usando esses métodos caso você tenha autorização prévia. Caso contrário, comece a construir uma base de dados com a ajuda do seu aplicativo. Os usuários do app são mais propensos a abrir as notificações porque, geralmente, as habilitam. Pense o quão felizes ficariam os consumidores se recebessem pontos-bônus ou uma promoção de um restaurante ou loja que visitaram recentemente.
5) Distribua panfletos na loja
Quando se trata de promover um aplicativo, não esquece das áreas de alto tráfego no estabelecimento, como o corredor principal, adesivos de wi-fi, balcões do bar e até no toalete. Restaurantes podem colocar panfletos entre as páginas do cardápio ou colocar um ícone especial ao lado de um item para que os clientes ganhem uma recompensa caso baixem o app. Coloque panfletos em cestas de prata e sacolas de delivery.
Entregue panfletos pessoalmente junto com os recibos dos clientes, distribua anúncios na rua ou os envie por correio. Coloque códigos QR espalhados pela loja para atrair seus clientes para a página de download. Se você fizer eventos, avise os visitantes sobre sua incrível solução de mobile e os convença a instalá-lo na hora para ganhar um brinde ou pontos-bônus.
6) Estabeleça parcerias estratégicas
Quando feitas corretamente, parcerias são uma excelente oportunidade. Procure por companhias na sua área que não sejam concorrentes e tenham o mesmo público-alvo. Por exemplo: se você possui um restaurante ou bar, ofereça uma promoção com algum varejista ou cinema próximo. Coloque os materiais de promoção do seu parceiro no balcão ou na entrada e, em troca, peça que ele coloque os seus panfletos no caixa.
7) Envolva seus funcionários para construir fidelidade
Não deixe de usar sua equipe quando se trata de promover o seu aplicativo. Peça que os funcionários o recomendem para os clientes da loja, mas certifique-se de educá-los sobre as características e benefícios. Motive o seu pessoal a coletar o maior número possível de usuários com uma competição. Códigos individuais dos funcionários podem ser usados para rastrear a efetividade promocional de cada um deles.
Fonte: Forbes