Redes Sociais, qual a melhor para o seu negócio?

Empresários tem o conhecimento de que um marketing de qualidade, direcionado ao seu público alvo, pode lhe proporcionar melhores chances de realizar suas conversões. As Redes Sociais são excelentes fontes para as empresas que estão procurando divulgar sua marca ou produto. Essas plataformas são, em sua maioria, gratuitas, mas também disponibiliza opções de anúncios pagos para as empresas.

Mas temos um grande número de redes sociais disponíveis, com tantas diferenças e peculiaridades, que fica difícil escolher a melhor para seu negócio. Antes de apresentar essas diferenças, vale ressaltar que, tão importante quanto escolher, é nutrir essas mídias sociais periodicamente, tudo conforme um planejamento e seu público-alvo.

Então, qual é a melhor rede social para seu negócio? Para lhe ajudar com essa pergunta, vamos ver quais as principais características das redes sociais mais relevantes.

Facebook

Facebook é a maior rede social na internet, tanto em reconhecimento quanto em número de usuários. Com aproximadamente 1.8 bilhões de usuários ativos no mundo, e no Brasil, segundo relatório da Secom, cerca de 83% da população que acessa a internet regularmente utiliza essa mídia social.

Essa rede social não é só a mais utilizada, mas também a mais versátil. Em 13 anos desde o seu lançamento, o Facebook evoluiu de um simples site de utilização universitária para uma rede social robusta aonde você pode ter interação com os seus familiares e amigos, e, também, seguir celebridades, empresas, organizações e mais, tudo graças à função de Página.

Considerando que o Facebook tem uma grande quantidade de opções que atendem qualquer tipo de empresa, ela é a mais recomendada como um ponto inicial para as empresas nesse mundo das redes sociais. Você pode utilizar o Facebook para compartilhar fotos, vídeos, artigos e mais.

O Facebook pode ser menos alimentado em comparação com outras redes sociais, que o seu público poderá interagir da mesma forma. É possível, ainda, investir no Facebook Ads, ferramenta de publicidade do Facebook, para fazer com que suas postagens tenham um alcance maior.

Twitter

O Twitter lhe permite compartilhar textos curtos, de até 140 caracteres, assim como imagens, vídeos, endereços de sites, entre outros. É uma rede social com grande visibilidade mundialmente. É, também, muito fácil interagir com outros usuários, apenas mencionando seus nomes de usuário em suas postagens.

Devido à essa praticidade, o Twitter não só é uma boa mídia social para divulgar sua empresa, mas um excelente canal para realizar o atendimento ao cliente.

Mas toda essa praticidade requer um pouco mais de atenção, pois os usuários que lhe seguem, provavelmente, também estão seguindo outros usuários, empresas ou fontes de informação. Por isso essa mídia social é recomendável para empresas que vão atualizar diariamente suas contas.

Pinterest

O Pinterest permite aos seus usuários salvar e exibir o conteúdo apenas por dar um “pin”, que são exibidos como grandes quadros digitais, e podem ser orientados por categorias. A mídia social também possui os Rich Pins, que permitem às empresas adicionar conteúdo extra à suas postagens, como os detalhes do produto.

A plataforma é orientada visualmente. Toda postagem necessariamente é uma imagem ou um vídeo, e como no Facebook, não necessita ser alimentada frequentemente. O Pinterest requer um bom tempo para organizar suas postagens de uma forma harmônica, portanto se você não tem um tempo extra, ela não é recomendável. Os usuários do Pinterest são principalmente mulheres e as categorias mais populares são moda, fitness, beleza, fotografia e comida. Isso não quer dizer que empresas fora dessas categorias não conseguiria ter sucesso utilizando a plataforma, mas sim que o Pinterest é uma boa ferramenta de divulgação para negócios nessas áreas.

Instagram

Similar ao Pinterest, o Instagram é uma rede social totalmente focada em postagens de fotos e vídeos. Diferente de outras mídias sociais, ela tem sua principal interação por meio de aplicativo para dispositivos móveis, entretanto libera um acesso diferenciado e limitado através de sua versão web.

A mídia social tem, atualmente, mais de 300 milhões de usuários, segundo um relatório do Facebook, proprietário do aplicativo.

O Instagram permite a interação por meio de fotos e vídeos, e, recentemente, lançou uma ferramenta similar ao aplicativo Snapchat, com publicações que são excluídas após 24 horas. A rede social permite também fazer publicações patrocinadas, através da mesma ferramenta de divulgação do Facebook, Facebook Ads.

É a plataforma ideal para negócios com produtos que possuem um apelo visual grande. Se você deseja ter sucesso com o Instagram, é importante postar fotos e vídeos de uma qualidade profissional, vale apena até fazer alguns investimentos técnicos nesse sentido. Uma outra boa dica é encontrar as hashtags ideias para suas postagens.

Google+

O Google+, semelhante ao Facebook, é uma mídia que abre algumas opções para o empresário. É possível postar textos, imagens e vídeos e também seguir pessoas e empresas.

Não é a melhor mídia social para iniciar, e sim um complemento. Vale a pena conhecer a plataforma e, pelo menos, estar presente com um perfil empresarial, pois o Google anunciou que iria fazer alguns investimentos e mudanças na plataforma durante o decorrer do ano.

Youtube

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeo com mais de 1 bilhão de usuários, é visitado por cerca de um terço das pessoas que acessam frequentemente a internet. Nessa plataforma é possível ver, enviar, avaliar, compartilhar e comentar o conteúdo.

Com mais de 10 anos, o Youtube já sofreu inúmeras atualizações. Por exemplo, é possível para usuários ganhar dinheiro com o Google AdSense, com quantias que dependem do número de visualizações de seus vídeos.

É possível utilizar essa plataforma de várias maneiras para realizar a divulgação de sua marca ou empresa. Talvez criar um canal não seja a melhor delas para você. Há um nicho dentro dela de Vloggers, que se chamam YouTubers, que publicam frequentemente na plataforma e tem seus inúmeros fans. Esses YouTubers, dependendo do seu público e seus objetivos, poderiam ser utilizados para fazer as promoções que deseja.

Se sua ideia é mais abrangente, aonde você deseja mostrar melhor as funcionalidades de um produto, para incluir na página do mesmo dentro de seu site, fazer comparações, explicar melhor sobre um serviço ou até mesmo fazer aulas sobre um determinado assunto, a melhor opção realmente é a criar um canal dentro da plataforma.

 

Escolha qual rede social melhor se encaixa, e, principalmente, invista em uma rede por vez, assim terá melhores resultados.

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