fbpx

Reforce sua presença online utilizando essa ferramenta

O sonho de toda empresa é estar no Google. O gigante das buscas tem diversas ferramentas voltadas, exclusivamente, para as marcas, como o Google Adwords, que auxilia na formação de anúncios que aparecem nas páginas de resultados, e o Google Analytics, que permite a análise de tráfego e de comportamento do consumidor de um site.

Mas o Google também possui outra ferramenta que é bem interessante para as empresas e que talvez você ainda não conheça, o Google Meu Negócio. A plataforma gratuita permite que as empresas gerenciem sua presença online no Google e editem e administrem a forma como suas informações são exibidas para o usuário.

Vale mencionar, aqui, que o Google Meu Negócio não possibilita a mudança de ordem no ranqueamento das páginas de resultados do buscador. O único modo de melhorar o posicionamento do seu site, nesse sentido, é fazendo um forte e contínuo trabalho de SEO (Search Engine Optimization). No entanto, o que o Google Meu Negócio faz é ajudá-lo a escolher as informações que você quer que usuário veja quando pesquisar por você.

Por exemplo, ao pesquisar o nome da sua empresa, o usuário, normalmente, vai encontrar o seu site, suas redes sociais, menções a sua marca e por aí vai, certo? Pois bem. Quando você está cadastrado no Google Meu Negócio, além de todos esses links, será exibido um box, ao lado, com as informações mais importantes da sua empresa, como sua área de atuação, endereço, telefone, horário de atendimento e site.

google-meu-neogocio

Neste espaço há, também, o botão “Como chegar”, que ajuda quem pesquisa a traçar uma rota de seu endereço atual até o local onde a empresa está. Os clientes também podem adicionar comentários e dar estrelas para qualificar o seu negócio.

Se a sua marca estiver cadastrada no Google Meu Negócio, você tem a chance de dar informações preciosas ao cliente para encontrá-lo e pode garantir que todas elas estarão corretas. Está se perguntando se isso faz diferença mesmo?

Bom, de acordo com o Google, empresas que verificam seus dados com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chance de ser consideradas de boa reputação pelo público, então, sim, faz muita diferença!

Também existe a opção de adicionar fotos. Segundo o Google, as empresas que fazem isso recebem até 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar os sites do que as empresas que não incluem as imagens.
Por meio da ferramenta, você também pode identificar como as pessoas pesquisam por sua empresa, onde elas moram e quantas delas ligaram para você depois de ter feito a busca. Com esses insights sobre buscas e comportamento dos seus possíveis clientes, fica muito mais fácil traçar estratégias para fortalecer e ampliar a sua presença na internet.

E a melhor parte é que o Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita, com cadastro fácil, rápido e bem simples de operar. Vamos ver como incluir o seu negócio?

Como se cadastrar

Para ter as informações da sua empresa adicionadas ao Google Meu Negócio, o primeiro passo é acessar a página da ferramenta em https://business.google.com/. Em seguida, clique em “Start Now”.

Na tela seguinte, você vai preencher os dados. A ficha pede informações como endereço, nome e categoria. Depois que estiver tudo pronto, clique em “Continue” e depois confirme que você é dono do negócio e tem autoridade para publicar aquelas informações. E é só! Sua empresa já está no Google Meu Negócio. Até aqui foi bem fácil, não acha?

Mas é claro que só isso não basta. Como você já sabe, para utilizar o real potencial da plataforma, o mais importante é usar os recursos dessa ferramenta para compreender o consumidor, interagir com ele e melhorar sua presença online.

Analisando relatórios e explorando o Google Meu Negócio

Quando sua conta estiver concluída, você terá acesso ao painel de controle. Lá, você poderá verificar as informações sobre a forma pela qual seus clientes buscam o seu negócio, de onde eles vêm, quantos visualizaram as fotos etc.

Para isso, estando logado na sua conta do Google Meu Negócio, você deve acessar os seus aplicativos (que você encontra listados no ícone de quadradinhos que fica no canto direito da sua tela) e clicar em “Insights”.

Neste mesmo menu também encontrará um caminho para visualizar suas avaliações, acessar o seu perfil no Google +, gerenciar as fotos da empresa, acessar seu canal no YouTube e sua conta no Google Adwords.

Viu como é simples? Em poucos minutos, você já pode ter sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio e, se passar a monitorar periodicamente as interações e os insights oferecidos pela plataforma, vai ter informações preciosas para compreender o consumidor e criar estratégias mais efetivas.

Deixe um comentário

× Como posso te Ajudar?